4 dicas de como cuidar de móveis de madeira

4 dicas de como cuidar de móveis de madeira

Móveis de boa qualidade duram a vida toda. Mas, não importa quão boa seja a qualidade da madeira, esse material ainda é suscetível à alguns problemas. Como abrasão, arranhões e desgaste devido a uso constante. 

Portanto, é extremamente importante cuidar de móveis de madeira, regularmente. Móveis confeccionados em madeira vêm acompanhado de certas instruções de limpeza e cuidados. É preciso prestar atenção para fazer a higienização corretamente.

Deseja aumentar a durabilidade dos móveis do lar? Reunimos as melhores dicas para manter sua mobília no melhor estado possível.

1. Não maltrate a mobília

Se gosta de colocar copos de vidro ou canecas em cima de móveis de madeira, preste atenção nessa dica. 

Não é recomendado colocar qualquer objeto quente ou frio em mesas de madeira. Use suporte para copos e nunca os coloque diretamente na superfície sem antes forrar com toalha de mesa. 

Protegendo a mobília colocando toalhas de mesa decorativas ou jogos americanos é uma forma de prevenir que a madeira fique manchada.

2. Remova toda a poeira adequadamente

Pequenas partículas, poeira e sujeiras formam uma fina camada na madeira que danifica e arranha a superfície. É importante limpar para manter o brilho natural do produto. 

Afinal, seus convidados não vão gostar de encontrar poeira acumulada nos móveis. Portanto, você deve espanar seus móveis de vez em quando, usando um pano leve, macio e umedecido. 

O importante aqui é não usar materiais ásperos para remover pó das superfícies, pois podem causar arranhões.

3. Evite o surgimento de odores indesejáveis

Às vezes, móveis antigos ficam com odores desagradáveis. Para que eles fiquem cheirosos novamente, polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio. Para evitar o mau cheiro, recomendamos colocar naftalina em gavetas e compartimentos do quarto. 

O produto ajuda a evitar o aparecimento de mofo. Lembre-se de que mesmo com os melhores cuidados e manutenção, móveis e eletrodomésticos estão sujeitos a desintegração

4. Higienize os móveis de madeira apropriadamente

Caso perceba que a mobília está ficando muito seca, tente lubrificar os móveis de madeira com algum óleo. Siga as etapas abaixo para dar brilho novamente a superfície dos móveis: 

  • Limpe a superfície com um pano úmido e sabão ou detergente neutro;
  • Limpe a seco imediatamente. Depois aplique óleo para móveis de madeira e deixe descansar por cerca de 15 minutos;
  • Se você optar por aplicar qualquer camada protetora, deixe o óleo repousar por um dia antes de prosseguir com outra aplicação. 

Se você for lavar toda a superfície do móvel, o processo é um pouco diferente, confira:

  • Depois de limpar a superfície com sabão neutro, aplique uma camada de cera e espalhe a mistura por toda a superfície; 
  • Não deixa a cera por mais de 20 minutos. Remova o excesso da cera na superfície enxugando o móvel com um pano limpo. 
  • Lustre com um pano macio até que a superfície fique lisa. 

Assim que a mobília estiver limpa, passe uma camada de cera para madeira ou lustra móvel para preservar o acabamento e dar brilho. Despeje sobre um pano macio e passe em toda a madeira, enxugando em seguida. Lustre até ficar brilhante. 

Somente limpando móveis de madeira do jeito certo será possível manter a aparência adorável por mais tempo.

Agora você sabe como pode aproveitar seus móveis e deixa-los brilhando por mais tempo! Acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram!

Um comentário em “4 dicas de como cuidar de móveis de madeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade