Do barril ao aroma: a importância da madeira na produção de vinhos

Do barril ao aroma: a importância da madeira na produção de vinhos

Com o Dia dos Pais chegando, garrafas de vinhos especiais e adegas são excelentes opções de presente. E para esses pais que curtem esse lado sommelier, todas as histórias que envolvem a produção de vinhos chamam a atenção. Como aqui na Tula Móveis temos muito conhecimento sobre nossa matéria-prima, resolvemos trazer um pouco da curiosidade sobre o uso da madeira na vinicultura.

A madeira é de suma importância para a produção de vinhos em todas as fases, seja no armazenamento em barris, na produção de rolhas e na influência dos aromas.
Com os passar dos anos observou-se que, além de transportar vinhos, os barris de carvalho alteravam as características da bebida. Os enólogos passaram a utilizá-los como opção para fermentação. O contato do líquido com o oxigênio presente nos poros do barril mantém a coloração e adiciona novos aromas. O tempo de uso também influencia. Se o barril for utilizado uma única vez, o vinho será mais intenso e amadeirado.
Já as rolhas são produzidas a partir da casca do tronco dos sobreiros, árvores comumente vistas em Portugal e Espanha. O material extraído da casca do sobreiro é a cortiça, que é um excelente isolante térmico. A rolha produzida serve para vedação das garrafas de vinho e contribuem diretamente para manutenção da qualidade da bebida. Graças à rolha de cortiça, o vinho recebe pequenas quantidades de oxigênio, que permite que a bebida evolua no tempo. A rolha seca é um indicativo de que a bebida foi incorretamente armazenada de pé, e não deitada. Manter a rolha umedecida, impede seu ressecamento, conserva as qualidades do vinho e favorece o bom envelhecimento do vinho.
Para manter seu vinho deitado e bem acondicionado, em nosso site você encontra diversos modelos de adegas de madeira. Temos adega de parede, adega de canto, adega com rodinhas, mini adegas etc.
Armazene seus vinhos corretamente e desfrute de bons momentos! Cada taça de vinho representa um momento, uma história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade